Building Energy Modeling (BEM)

Building Energy Modeling (BEM) é uma metodologia que pode ser utilizada na conceção de edifícios novos e de reabilitação, auxiliando assim na obtenção de certificação verde, a qualificação para incentivos verdes e o controlo do desempenho energético dos edifícios em tempo real.

O que é a Building Energy Modelling (BEM)?

A BEM é uma metodologia que resulta na simulação do uso de energia dos edifícios. É possível desenvolver um BEM através da descrição geométrica do edifício, assim como dos materiais utilizados na sua construção, iluminação, AVAC, refrigeração, sistemas de AQS, configurações de sistemas de geração renovável, eficiência dos diversos componentes e estratégias de controlo do edifício ao longo da sua vida útil. A BEM também utiliza informação relevante relativamente à utilização e funcionamento do edifício, incluindo horários e níveis de ocupação, iluminação, medição do gasto energético real e configuração dos termostatos. Um programa BEM combina estas informações com informação externa, como informação sobre o clima local, e utiliza equações físicas para calcular cargas térmicas, assim como as respostas do sistema a essas cargas e utilização de energia resultante dessas respostas, juntamente com métricas relacionadas como conforto dos ocupantes e custos da energia.

Como é utilizada a Building Energy Modelling (BEM)?

Os projetos desenvolvidos com implementação da metodologia BIM podem ajudar a diminuir a pegada de carbono na indústria da construção. No momento do desenvolvimento do BEP, é possível determinar que um dos usos BIM deverá ser a capacidade de fornecer dados sobre o consumo de energia de um edifício. Esta informação adicional sobre a energia do edifício, aplicada no modelo, poderá então ser utilizada como informação vital para tomar decisões na fase de projeto sobre como gerir adequadamente o ciclo energético do edifício, resultando assim numa redução eficaz da pegada de carbono.

Os principais casos de utilização da BEM são:

  • Desenvolvimento do Projeto: Os projetistas poderão utilizar a BEM para conceber edifícios eficientes do ponto de vista energético, especificamente para informar sobre os compromissos quantitativos entre os custos iniciais de construção e os custos operacionais de energia durante o tempo de vida útil. É possível utilizar a metodologia BIM para modelar com precisão os edifícios e estimar o seu desempenho energético. É possível, então, manipular diversos parâmetros na fase de conceção, tendo em vista o melhoramento do desempenho energético do edifício.
  • Projeto de AVAC e ciclo Operacional: Os sistemas AVAC de edifícios comerciais podem ser grandes e complexos. A BEM auxilia os engenheiros mecânicos a conceber sistemas AVAC que satisfaçam eficazmente as cargas térmicas dos edifícios. Também ajuda a conceber e testar estratégias de controlo para estes sistemas.
  • Classificação do desempenho energético de edifícios: A BEM pode ser utilizada para avaliar o desempenho inerente de um edifício controlando, ao mesmo tempo, o seu uso e operação específicos. A classificação de desempenho energético é a base para processos como o cumprimento de normas, certificação verde, e incentivos ao investimento (como por exemplo, o “SRI” e o “ESG”).
  • Fase Operacional: É possível realizar uma alimentação direta ao modelo BIM 3D com informação e meta-informação obtida de sensores digitais, previamente aplicados no edifício. Durante a fase de operação, esta interligação de dados ajuda a melhorar os processos de maneira a adotar uma abordagem mais sustentável.
  • Fase de gestão e manutenção: A metodologia BIM poderá ajudar a alcançar uma redução no consumo de energia durante a vida útil do edifício. Num futuro próximo, os modelos BIM integrados com inteligência artificial podem ser utilizados para encontrar formas de reutilização de um edifício existente, assim como a reutilização dos seus componentes.

Os projetos desenvolvidos com recurso à metodologia BIM, baseados em modelos energéticos (BEM), são também úteis para fornecer dados relevantes que justifiquem o uso de tecnologias verdes. As vantagens da utilização e incorporação de uma metodologia BEM são evidentes, principalmente numa altura em que se aposta tanto no investimento sustentável, será importante que, num futuro próximo, o modelo BIM comece a incorporar novas potencialidades, nomeadamente o registo de informação sobre o consumo de cada edifício e o gasto energético real. Só com esta informação poderá ser possível caminhar para um futuro com edifícios cada vez mais ecológicos e sustentáveis.

Subscrever newsletter